quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Início da fase da destruição

Pois é,
há 4 dias sofro com Sophia comendo tudo dentro de casa...
Parece que chegou a adolescência mesmo (completou 6 meses há 5 dias)... Primeiro foi o fio da internet+telefone e a capinha de uma tomada, graças a Deus nenhum acidente aconteceu com ela, mas ficamos sem telefone um dia inteiro.
No dia seguinte, após a caminhada dela, fomos para a área dos fundos do prédio (que é gigante) pra que ela corresse e assim concluisse o exercício diário, necessário pra ela... Ela fugiu.... Saiu correndo, pulou em cima de uma senhora(vizinha) que se assustou bastante, quebrou a plantinha que ela estava cuidando e fugiu pra área da frente que dá pra rua. Também não aconteceu nada de grave com ela, mas resolvi suspender essa atividade até a chegada do adestrador(amanha).
No domingo, foi o ápse! Ela roeu toda a cadeira de balanço de madeira em estilo colonial (aquelas que tem palhinha) que foi herança de minha avó. Uma peça antiquíssima e caríssima!
Ai.... nem sei dizer o que senti quando vi...(A cadeira foi recolhida ao meu quarto)
E ontem, quando acordei pela manhã, ela estava com uma peça de roupa da minha room mate na boca (toda comida) e as paredes do corredor, todas comidas!
!
!
!
Sem palavras...
Na rua, Sophia tem se portado mal também. Piorou muito com relação a obediência no dog-walker com o enforcador. Fica mais difícil pra nós também porque ela está cada dia mais forte e pesada pra controlar...
Resolvi suspender o contato com todas as pessoas... Crianças do prédio, padeiro, zelador...etc...
Suspenso até que ela obedeça a ordem "sentar" e "ficar" para evitar de estar pulando nas pessoas, que acham super bonitinho agora, mas não entendem que ela vai ficar com 50kg e ninguém vai aguentar esse comportamento, literalmente.
Quem sofre com o retrocesso na disciplina somos nós e Sophia, acho que demorei muito pra perceber que não é uma atitude correta essa de todo mundo pegar no seu cachorro. Claro que ela pulou em cima da vizinha do prédio... Ela acha que pode, porque todo mundo que se aproxima deixa... Isso só dificulta a disciplina e concentração dela na rua.
A única melhora é com relação aos comandos "pega" (ontem eu fiz ela catar todos os brinquedos dela e me dar preu organizar), e também o "não" (estou colocando todos os brinquedos em cima de uma cadeira na sala, ela só pega quando eu permito).
Assisti um programa ("O encantador de animais" no canal ANIMAL PLANET - todo domingo abro o link as 14h) onde o adestrador dizia que casa que tem brinquedo de cachorro espalhado por todos os lugares é dele, e não sua. E é verdade mesmo!
Não pense que os cães se ressentem com relação a obedecer ordens e ter limites.
Já li uma reportagem que dizia que eles são muito felizes assim, sendo liderados e VOCÊ sendo o líder deles!
E assim, vai ser aqui em casa! Sou muito mais teimosa que ela! Não desito de jeito nenhum!
Amanhã, volto pra comentar esse post e contar pra vocês as dicas que o adestrador me passou. Acho super importante nós sabermos o que fazer nessa hora tão destrutiva, até pra não sermos duros com eles de uma forma que eles não entendam.
Tô firme e forte!


5 comentários:

  1. Acabei de descobrir esse blog, faz 3 dias que comprei meu primeiro labrador, um bebezão de 54 dias de cor chocolate e os olhinhos bem clarinhos, é um "gatão", e não me sentia tão esgotada a anos, me cansei assim quando tive meu filho recem nascido em casa, ele é muito sapeca, carrega os jornais pela casa, faz caquinha onde da vontade, tenta brigar com o gato e gasta a energia brincando de pega comigo dentro de casa, sexta feira começa a tomar a primeira dose da vacina, o vet dele disse que era melhor esperar ele se adaptar a nova casa e tomar umas vitaminas e um remédio para o intestino pois tomou remédio de verme e tava com uma leve diarréia, amei ler tudo isso, amei de verdade, já sei que o que vem pela frente é uma perturbação geral, e muita alegria, louca pra ver meu bebezão que se chama Marley rsrs ficar enorme e lindão, beijo e espero mais posts viu?? amei as histórias de sua princesinha, beijoooo

    ResponderExcluir
  2. Oi Paimê!
    Fico felicíssima pelo seu Marley! Nossa Sophia nos trouxe muitas alegrias e uma maneira toda nova de ver a vida!
    Depois olha as postagens antigas, tem muita coisa que aprendemos, inclusive como ensiná-la a ir ao banheiro dentro do apartamento (no jornalzinho)! Só demorou 3 dias! Tivemos um pequeno problema de adaptação agora a pouco, quando ela mudou os horários das refeições, mas já acertamos tudo novamente, agora Sophia já vai ao banheiro na rua!
    =]
    Toda semana tô contando as descobertas e peripécias da nossa preta querida! Espero que nos visite sempre e mande pra gente uma foto do Marley!
    bjs
    Adryana

    ResponderExcluir
  3. Já li todos os posts e tow esperando pelas novidades da Sophia, tá difícil pro Marley conseguir usar o jornal, hoje já deu uma melhorada pois depois das refeições fiquei na varanda esperando ele fazer as caquinhas junto com ele, senão iam ser no meio da casa, o xixi tah mais complicado pois ele bebe muita água e é difícil demais vigiar ele o tempo todo, mas fora isso tudo lindo e espero que Sophia esteja ótima, beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paimê, achei esse artigo pra vc:
      http://www.caocidadao.com.br/artigos_caes.php?id=119
      Xixi e Cocô no lugar certo - O local ideal
      Revista Cães e Cia, n. 328, setembro de 2006

      Sobre esse texto só descordo em alguns pontos...
      No deixar esse "mais de um lugar" pra fazer xixi no começo.
      Fica difícil tirar depois
      Sophia não faz no jornal se o jornal estiver sujo... Então, sujou, troque o jornal. Vai facilitar commmm certeza. Os Labradores são cães muito limpos (haja jornal amiga rsrsrsrs)
      ...Mas eu acho que vc tá fazendo certo, mas ñ fique o tempo todo junto dele não. Por agora, fique até que ele comece...quando ele começar a fazer cocô, saia e se der observe sem que ele perceba. É melhor pra criar essa independência logo!
      Bjs e Boa Sorte!!!!
      (Vc ñ disse em que cidade vcs estão...)

      Excluir
  4. Somos aqui de Recife também, mais precisamente em Afogados, aqui em casa tah parecendo um lugar de reciclagem, jornal pra todo lado, geralmente quando ele faz xixi no lugar errado e pego um jornal, limpo o excesso e depois coloco outra folha em cima, pra ficar o cheiro da urina, ai ele cheira e depois de um tempinho faz no cantinho certo, o problema é quando ele tah empolgado demais, ai sai xixando tuuuudo rsrs, o cocozinho ele agora tah fazendo no jornal, de ontem a noite até agora pela manhã ele acertou em cheio a mira, vou ler esse artigo, valeu mesmo por me mostrar, tow tentando entrar no ramo dos blogs, pode ser até bom pra eu conseguir acompanhar o desenvolvimento dele, quiser visitar tem foto dele lá, meu meninão, beijo pra tu e Sophia! Até mais!

    ResponderExcluir