quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Dificuldades entre o 1º cão e o novo filhote

... Sentei pra escrever essa postagem... a campainha tocou, era o entregador... Quando levanto e chego perto da porta... Lá está... Izy fez xixi mais uma vez fora do jornalzinho...
Já tinha escrito o título da postagem, e esta é a 1ª delas em que dividirei um problema que não tem solução pra agora, só o tempo mesmo...!

Bom, com a chegada de Izy e apesar de Sophia tê-la adotado e ter ficado tudo em paz, estamos passando por alguns problemas como a dificuldade de comando com Izy e algumas regressões de Sophia.

Izy, como todo filhote saudável, é agitada e brincalhona! Só pára pra dormir!
E Sophia, que ainda é filhote (está com 10 meses) e já estava educada em alguns assuntos, regrediu com a ajuda da pequena.
Izy roe todo o jornalzinho... Com Sophia aconteceu também, mas descobrimos que borrifando água no jornal, faria-o perder o barulho tão atrativo e o filhote pararia de rasgá-lo. Funcionou (mas só com Sophia). Agora Izy rasga e Sophia acha divertido e a acompanha! Mesmo estando úmido e muitas vezes com xixi também. (! Indo de encontro com tudo que eu li sobre a limpeza dos Labradores!)
É bem verdade que moramos num apartamento (estamos iniciando a busca por uma casa)... Mas elas tem uma área (tipo um jardim de inverno) dentro do apartamento que facilita ao menos não levar esse jornal sujo pela casa. Mesmo assim é desagradável por inutilizarem a função do jornalzinho/banheiro e ainda ficarem imundas!
(Enquanto escrevo, insisto repetidamente com as 2 para que saiam de cima do jornal).

Outro ponto, que cheguei até a entrar num chat e perguntar pro adestrador e pesquisador comportamental de animais Alexandre Rossi como resolver: A hora da comida!
Izy come muito rapido, rápido demais (estou estudando como posso melhorar isso para que ela não venha a ter problemas como torção gástrica por ser muito novinha)! Ela come toda a ração dela e corre pra tijela de Sophia, que por sua vez é passiva... Sai e se deita enquando Izy come toda a ração dela.
Só que Izy tem só 60 dias.
Solução encontrada: Fico sentada durante essa hora perto das tijelas.
Já consigo controlar verbalmente para que Izy não se aproxime de Sophia, mas Sophia sempre demorou muito pra comer. Ela come um pouco, sai, dá uma volta, vai pra tijela, come mais um pouco... E fica nesse ritual por um tempo relevante.
O adestrador Alexandre Rossi me respondeu...Não aconselhou nada específico pro momento atual. Disse que tem que ter supervisão mesmo e tomar mais cuidado ainda quando as rações forem diferentes (adulto e filhote). Então... O jeito é fiscalizar mesmo! Quando sei que não terei tempo, esfarelo 1/2 biscoito de cachorro na tijela de Sophia, o que há anima mais e ela come sem rodeios.

Outra coisa já esquecida... A atração por roer paredes! (putz, essa foi demais!)
Quando me mudei gastei um pouco mais por ter que consertar todas as ruidinhas de Sophia... Agora, com Izy a roedeira voltou! Fico em cima pra que nada se estrague e acabo restringindo a circulação delas por toda casa...
Uma pena... Estou querendo rever esse aspecto por achar que faz parte da educação do cão circular pelos ambientes sem destruí-los. Mas como são muitas tarefas, preciso de mais tempo!

Ah, uma coisa que achei legal! Sophia descobriu a janela! rsrsrs Adora o movimento (que aqui é pouquíssimo!)

(Observem a foto... Os presentes estão ao alcance das 2, e temos controle.. elas não pegam... Acredito de é uma questão de tempo e disciplina mesmo, ficar em cima fiscalizando essa faase de Isi filhote. Acho que ainda tenho que ficar em cima por uns 3 meses pra amenizar... Porque hoje, se dermos mole, tem sempre uma arte feita por uma das 2)

Isi late muito quando fica sozinha. Não teve o processo de ficar comigo quando chegou por conta da companhia de Sophia, que passou a dormir no cantinho feito pra elas ao invés de ficar no meu quarto (ponto pra mim q durmo melhor e pra Sophia que fica menos dependente!). Quando saímos, pra amenizar o "escândalo", deixo um verdadeiro arsenal de distrações para que as 2 não sintam ansiedade de separação!


Quebro biscoitinhos e deixo dentro da garrafa (vale salientar que usamos uma garrafa igualzinha com feijões dentro para disciplinar, e elas sabem a diferença de intenção entre as duas garrafas, nunca pegaram a garrafa da disciplina, mesmo quando ela fica no chão)

+ 1 ideia... divido bifinhos em 4 partes pequenininhas e coloco dentro da bolinha (que já vem furadinha e custa em média R$5,00(excelente investimento!)

Segue um video dessa duplinha para que vocês observem como Izy tem energia! hahahaha
Podem observar que Sophia não tem o espírito de líder!
Muito engraçado de se ver... Tamanho não define nada mesmo nesse quesito!




Nenhum comentário:

Postar um comentário