Experiências de
uma marinheira de
primeira viagem
criando
dois labradores
num apartamento,
encarando todas as dificuldades de espaço e cuidados veterinários.
Uma aventura que comeca!
Hoje o mercado possui uma vasta lista de produtos como bolos caninos, chocolates caninos que podemos oferecer sempre com o cuidado em controlar as porções. Que devem ser sempre mínimas!
Aqui em casa as meninas (Sophia e Isy) terão uma ceia de Natal especial a ração do dia a dia misturada com arroz para cães e fígado semi-cozido (colocamos cubinhos na água e quando mudam de cor, desligamos, escorremos e esperamos ficar bem mornino para servir a mistura).
No mais, à vocês amigos leitores e amantes desses seres especiais que são os labradores, desejamos a todos um Natal super 10! Com a companhia de nossos amiguinhos animais sempre ao nosso lado, lembrando sempre que cães têm alimentação específica!
Que seja uma linda noite lembrando sempre do sentido dessa festa sem deixá-los de lado!
Sophia, todos daqui de casa e Isy, desejamos um lindo Natal com muita saúde e alegrias para vocês e seus pets!
... Sentei pra escrever essa postagem... a campainha tocou, era o entregador... Quando levanto e chego perto da porta... Lá está... Izy fez xixi mais uma vez fora do jornalzinho...
Já tinha escrito o título da postagem, e esta é a 1ª delas em que dividirei um problema que não tem solução pra agora, só o tempo mesmo...!
Bom, com a chegada de Izy e apesar de Sophia tê-la adotado e ter ficado tudo em paz, estamos passando por alguns problemas como a dificuldade de comando com Izy e algumas regressões de Sophia.
Izy, como todo filhote saudável, é agitada e brincalhona! Só pára pra dormir! E Sophia, que ainda é filhote (está com 10 meses) e já estava educada em alguns assuntos, regrediu com a ajuda da pequena.
Izy roe todo o jornalzinho... Com Sophia aconteceu também, mas descobrimos que borrifando água no jornal, faria-o perder o barulho tão atrativo e o filhote pararia de rasgá-lo. Funcionou (mas só com Sophia). Agora Izy rasga e Sophia acha divertido e a acompanha! Mesmo estando úmido e muitas vezes com xixi também. (! Indo de encontro com tudo que eu li sobre a limpeza dos Labradores!)
É bem verdade que moramos num apartamento (estamos iniciando a busca por uma casa)... Mas elas tem uma área (tipo um jardim de inverno) dentro do apartamento que facilita ao menos não levar esse jornal sujo pela casa. Mesmo assim é desagradável por inutilizarem a função do jornalzinho/banheiro e ainda ficarem imundas!
(Enquanto escrevo, insisto repetidamente com as 2 para que saiam de cima do jornal).
Outro ponto, que cheguei até a entrar num chat e perguntar pro adestrador e pesquisador comportamental de animais Alexandre Rossi como resolver: A hora da comida!
Izy come muito rapido, rápido demais (estou estudando como posso melhorar isso para que ela não venha a ter problemas como torção gástrica por ser muito novinha)! Ela come toda a ração dela e corre pra tijela de Sophia, que por sua vez é passiva... Sai e se deita enquando Izy come toda a ração dela.
Só que Izy tem só 60 dias. Solução encontrada: Fico sentada durante essa hora perto das tijelas. Já consigo controlar verbalmente para que Izy não se aproxime de Sophia, mas Sophia sempre demorou muito pra comer. Ela come um pouco, sai, dá uma volta, vai pra tijela, come mais um pouco... E fica nesse ritual por um tempo relevante. O adestrador Alexandre Rossi me respondeu...Não aconselhou nada específico pro momento atual. Disse que tem que ter supervisão mesmo e tomar mais cuidado ainda quando as rações forem diferentes (adulto e filhote). Então... O jeito é fiscalizar mesmo! Quando sei que não terei tempo, esfarelo 1/2 biscoito de cachorro na tijela de Sophia, o que há anima mais e ela come sem rodeios.
Outra coisa já esquecida... A atração por roer paredes! (putz, essa foi demais!)
Quando me mudei gastei um pouco mais por ter que consertar todas as ruidinhas de Sophia... Agora, com Izy a roedeira voltou! Fico em cima pra que nada se estrague e acabo restringindo a circulação delas por toda casa... Uma pena... Estou querendo rever esse aspecto por achar que faz parte da educação do cão circular pelos ambientes sem destruí-los. Mas como são muitas tarefas, preciso de mais tempo!
Ah, uma coisa que achei legal! Sophia descobriu a janela! rsrsrs Adora o movimento (que aqui é pouquíssimo!)
(Observem a foto... Os presentes estão ao alcance das 2, e temos controle.. elas não pegam... Acredito de é uma questão de tempo e disciplina mesmo, ficar em cima fiscalizando essa faase de Isi filhote. Acho que ainda tenho que ficar em cima por uns 3 meses pra amenizar... Porque hoje, se dermos mole, tem sempre uma arte feita por uma das 2)
Isi late muito quando fica sozinha. Não teve o processo de ficar comigo quando chegou por conta da companhia de Sophia, que passou a dormir no cantinho feito pra elas ao invés de ficar no meu quarto (ponto pra mim q durmo melhor e pra Sophia que fica menos dependente!). Quando saímos, pra amenizar o "escândalo", deixo um verdadeiro arsenal de distrações para que as 2 não sintam ansiedade de separação!
Quebro biscoitinhos e deixo dentro da garrafa (vale salientar que usamos uma garrafa igualzinha com feijões dentro para disciplinar, e elas sabem a diferença de intenção entre as duas garrafas, nunca pegaram a garrafa da disciplina, mesmo quando ela fica no chão)
+ 1 ideia... divido bifinhos em 4 partes pequenininhas e coloco dentro da bolinha (que já vem furadinha e custa em média R$5,00(excelente investimento!)
Segue um video dessa duplinha para que vocês observem como Izy tem energia! hahahaha
Podem observar que Sophia não tem o espírito de líder! Muito engraçado de se ver... Tamanho não define nada mesmo nesse quesito!
LABRADOR RETRIEVER PRETO CONSIDERAÇÕES PARA A COMPRA DE UM FILHOTE
Labrador Retriever Preto Filhote
Quando você começa a pensar em comprar um filhote de Labrador Retriever preto, existe uma série de questões muito importantes que você precisa perguntar a si mesmo. Em primeiro lugar, você está disposto a aceitar a responsabilidade de aceitar este animal em sua vida de forma permanente? Ou pelo menos durante o tempo que ele é vivo que seria provavelmente para os próximos 10 anos ou mais? O preço pago pelo filhote é a ponta do iceberg, você gastara com veterinário, ração e outras coisas durante esses 10 -13 anos que seu filhote de Labrador Retriver preto vivera. Lembre-se que este cão se tornará muito mais uma parte de sua família como qualquer outro membro é. O Labrador Retriever será um companheiro fiel e um amigo para a vida toda. Em seguida, você tem um quintal ou um espaco grande o suficiente para acomodar um Labrador Retriever preto depois de crescido? Se não, caso more em um apartamento ou não tenha um quintal grande, você está disposto a exercita ló diariamente? Se você respondeu sim a todas as perguntas acima, meus parabéns! Você está apto a ser um dono de um Labrador Retriever preto, amarelo ou chocolate!
LABRADOR RETRIEVER PRETO É UM CÃO FAMILIA DE MUITO BOA INDOLE
Labrador Retriever Preto Filhote
O melhor lugar para começar sua busca é no clube de Labrador Retriever especializado em sua cidade. Caso não exista um representante local, você pode visitar o site do Conselho Brasileiro da Raça Labrador (www.cbrl.com.br). O Conselho Brasileiro da Raça Labrador é uma entidade seria com representantes estaduais que são dedicados a criação de Labradores Retriever. Todos os criadores são filiados a CKBC e em muitas vezes a FCI e alguns casos AKC (American Kennel Club). No nosso caso possuo exemplares Americanos com o pedigree da AKC. Criadores filiados a CBRL procuram sempre melhorar a raça e possuem exemplares com todos os testes de saúde feitos (macho e fêmea) que ajudam a diminuir defeitos genéticos como displasia e cegueira. Exija o pedigree ele é sua única garantia que o filhote de Labrador Retriever é puro e os testes de saúde. Caso você não tenha condições de comprar um Labrador Retriever de primeira linha, por favor, adote um cão. Nunca compre de criadores de fundo de quintal, feiras de animais ou de Pet Shops. Esses cães podem ter varias doenças e vários problemas genéticos. Peça para conhecer a mãe e se possível o pai, (isso pode não ser sempre possível, como o macho pode estar fazendo uma cobertura em outro canil. Muitas vezes criadores emprestam seus machos a outros canis para ajudar a variar as linhas de sangue) tente ver se o tempreramento dos pais é o que você esta procurando, muitas vezes os filhotes teram um comportamento parecido com os dos pais. Os filhotes devem ser vacinados e vermefugados, não compre qualquer Labrador Retriever com menos de oito semanas de idade. Comprar um filhote de Labrador é uma das melhores coisas que eu já fiz. Eles são companheiros, brincalhões e amigos.