sexta-feira, 29 de junho de 2012

Descobrindo sobre a alimentacao...

Ontem minha amiga Aurea me pediu pra que eu falasse aqui o que descobri sobre a questao da alimentacao.
Como todos sabem, sou marinheira de primeira viagem, entao procuro sempre estar conversando e pesquisando sobre todos os assuntos.
Quantas vezes?...
Com relacao a alimentacao do filhote, aprendi que oferecemos 3 vezes ao dia.
Tem gente que indica mantermos as 3 refeicoes ate os 6 meses e apos isso oferecamos 2 vezes ao dia...
Tem gente que recomenda essa troca com 1 ano de idade (que foi a escolha que fiz) e apos 1 ano e meio trocamos para 1 vez ao dia.
A racao mais adequada sao as 'PREMIUM' (vem escrito na embalagem).
Tambem leio todas as embalagens... Tem algumas racoes que sao bem mais ricas, possuem legumes e sao mistas com carne de frango e cordeiro.
A quantidade...
Comecei no 'olhometro', mas logo tivemos a ideia de medir a quantidade, ate por conta da viagem que fiz, (ajudou a orientar melhor quem ficou com ela nesse periodo). Pegamos uma embalagem de requeijao e no momento (Sophia, um labrador de 4 meses de idade) a medida usada sao 2 copinhos cheios + 1/4.
O ideal e oferecer a racao e definir um tempo exato para a finalizacao da refeicao.
O ideal e 30min.
Se durante esse tempo seu pet nao comer tudo, recolha (outro habito que iniciamos eh o de guardar num saquinho fechado, se ela deixar uma quantidade relevante, e misturar com a racao da proxima refeicao.
Isso tem feito uma diferenca relevante no orcamento semanal).
Outro motivo de nao ser legal deixarmos a tijelinha pra que eles fiquem beliscando o tempo todo, e que bagunca a horinha de funcionamento do intestino do animal, e ai fica dificil sair pra passear e esperar que a sua casa fiquei limpa ate a proxima saida.
Os animais costumam 'ir ao banheiro' logo apos as refeicoes ou apos uma brincadeira (ficara uma media de 3 a 4 vezes por dia).
Com o crescimento, o xixi vai se organizando e espacando, e ficam fazendo em media de 3 em 3 horas.
(Tendo essa nocao, da pra organizar as saidas e livrar a casa dessa funcao na vida deles ne?)
A troca de racao...
As racoes sao elaboradas para cada idade.  Filhotes so comem racao para filhotes.
Adultos para adultos ... Partindo desse principio...
Nao e recomendavel ficarmos trocando o tipo de racao do animal, mas eventualmente pode acontecer de termos que muda-la.
A forma correta da troca, e ir adicionando aos pouquinhos a nova racao dentro da racao que ele ja vem consumindo.
Comece com a quarta parte, e va aumentando diariamente ate mudar completamente.
E sempre bom observarmos as fezes do animal pra ver se a consistencia se mantem durinha, se ficar molinha e sinal de que temos que ir mais devagar na mudanca.
So troque por um bom motivo... Por exemplo o de uma alergia.
Tem animais que possuem alergias a carne vermelha.
Se houver desconfianca nesse sentido, peca a seu veterinario para fazer o exame em seu cao. Descobrimos que tem racoes muito boas de frango, cordeiro e salmao.
Consulte seu veterinario antes de escolher a nova racao do seu cao.
Conseguindo mater essa disciplina dos horarios e tipo de racao, tudo sera mais facil!
...
Segue abaixo um artigo que li sobre 10 dicas para escolher um alimento para o seu cao. Antes da troca de racao e legal dar uma lida! Achei super legal
...

10 Dicas para escolher um alimento para seu cão

Aqui estão 10 dicas para escolher a ração ideal para seu animal de estimação.

10 Dicas para escolher um alimento para seu cão
Você se preocupa com o que se passa em seu corpo, então faz sentido estar preocupado com o alimento vai para o corpo do seu cão, também. Existe uma variedade enorme de alimentos para cães para escolher, e sim, há uma diferença entre eles.

1. Idade
A idade de seu animal de estimação é um fator em que alimento que você compra para ele. Enquanto seu cão envelhece, ele vai precisar de diferentes alimentos e diferentes quantidades do mesmo. Muitas marcas têm produtos distintos destinados para cachorros "idosos". Geralmente, você deve alimentar seu cão com ração para filhotes até que ele tenha atingido o seu tamanho adulto. Isso acontece cerca de 9 meses de idade para um cão com menos de 20 quilos, e cerca de 12 a 14 meses para os cães de tamanho médio. Os cães muito grandes podem não atingir seu tamanho máximo até aos 2 anos de idade. Entre as idades de 5 e 7, o seu cão deve ser alimentado com ração para seniores, que irá se adaptar a suas necessidades nutricionais.

2. Qualidade dos ingredientes
Se você se importa sobre ingredientes de alta qualidade sobre a sua própria comida, por que não manter a qualidade em mente ao escolher um alimento de cão? Maior qualidade pode ser refletida nos preços, mas cuidado com marcas que cobram mais, simplesmente porque eles são bem conhecidos. Em vez disso, pergunte ao seu veterinário que alimentos eles recomendam. Procure alimentos que lista um tipo específico de carne, como peru ou de frango entre os primeiros ingredientes.

3. Derivados
Alguns alimentos para cães incluem subprodutos de origem animal, que são as partes de animais que não podem ser utilizados na alimentação humana, tais como ossos e peles. No mínimo, esses alimentos podem fazer o seu cheiro de cão. Na pior das hipóteses, eles podem causar problemas de saúde digestiva e outras, encurtando o tempo do seu cão. Verifique se os alimentos que são rotulados livre de subprodutos e ler a lista de ingredientes cuidadosamente. Se a "refeição" é listado, escolha um alimento diferente. "Refeição" é um termo para uma mistura aleatória de baixo para cima de partes de animais. Alimentos marcados como "orgânico" ou "natural" não utilizam derivados.

4. Odor
Se você tiver problemas com o odor - ou com o cheiro de comida do seu cão ou o seu hálito - você pode querer tornar evitar o odor, uma prioridade na escolha de alimentos para cães. Problemas digestivos são uma causa comum do mau hálito em cães, assim que escolher alimentos naturais pode corrigir o problema. Alimentos "úmidos" também podem alterar o odor do seu cão, para evitar isso escolha um alimento "seco".

5.Breed
Algumas raças podem se beneficiar de diferentes tipos de alimentos. Por exemplo, cães que derramam precisam de quantidades diferentes de aminoácidos na sua alimentação do que os cães que não derramou. Heavy cães precisam de quantidades diferentes de minerais em sua alimentação do que os cães mais leves, como os ossos têm diferentes necessidades nutricionais. Algumas marcas têm produtos diferentes para diferentes raças. Você também pode pesquisar os alimentos que são melhores para a sua raça em seu próprio país, pois existem muitos artigos publicados para o proprietário do cão em questão.

6. Alergias
Você pode notar que seu cão é alérgico a alguns alimentos. Preste atenção aos ingredientes nos alimentos que ele tem problemas, e experimentar comidas diferentes com ingredientes diferentes. Os ingredientes comuns que os cães são alérgicos incluiem a carne bovina, frango e produtos de frango, trigo, leite, milho e soja. Tentar eliminar um deles por vez da dieta de seu cão para determinar qual deles está causando o problema. Se o seu cachorro ainda está tendo problemas com alergias, consulte o seu veterinário.

7. Os problemas de saúde
Algumas raças são propensas a certas doenças, algumas das quais podem ser sanadas, dando-lhes alimentos e suplementos com nutrientes extras na mesma. Por exemplo, se seu cão tem a doença de Cushing, ele será mais saudável com uma dieta rica em proteínas e pobre em fibras, gordura e purinas. Se seu cão tem um problema de saúde, pergunte ao seu veterinário para se aconselhar sobre o que seu cão deve estar recebendo em sua comida.

8. Suplementos
Escolher um suplemento cão é muitas vezes ditadas pelas deficiências do proprietário do cão está tentando resolver. Algumas pessoas adicionam vaselina para alimentar seu cão para melhorar o brilho da pelagem. Uns cães mais velhos podem requerer um suplemento de enzimas para ajudá-los a digerir os alimentos. Alguns suplementos podem ajudar a aliviar dores de artrite.

9. Orçamento
Enquanto você pode estar disposto a gastar o que for preciso para obter o alimento de cão perfeito, você pode não ser capaz de suportar a sua primeira escolha. Ao mesmo tempo, você não deve deixar que o preço seja o seu único fator na escolha de comida de seu cão, pois esta é uma grande influência sobre sua saúde. Se você não pode dar ao luxo de comprar "todos naturais" alimentos para cães, você pode ser capaz de comprar a carne mais barata feita para seres humanos. Cozinhá-lo para o seu cão e sirva com legumes.

10. Preferências do seu cão
Por último, não se esqueça de considerar o que o seu cão prefere. Escolhendo o alimento perfeito não fará nenhum bom se o seu cão se recusa a comer. Por outro lado, você pode fazer uma alimentação saudável mais tentadora, adicionando pedaços de carne ou caldo para tempero, por isso não desista imediatamente se ele se recusar suas escolhas alimentares.

2 comentários:

  1. Amadinha ...Vai nessa de que vai conseguir dar comida pra um labrador só uma vez por dia. ahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...Me sentindo chique com sua presenca em meu blog...rsrs... respondo....
      A raca tem uma tendencia imensa a obesidade, e ligado a isso, problemas articulares serios. O interessante e que possamos adquirir essa disciplina pelo menos ne?
      Frutas, legumes, agua de coco e petiscos(racionados) sao super interessantes nos intervalos.

      Excluir