quinta-feira, 31 de maio de 2012

Aparência após 28 dias do início do tratamento

Todo mundo me cobrou fotos recentes de Sophia.
Então, seguem fresquinhas.
Tiradas há 5 minutinhos!
A troca de coleira é porque ela acabou de ganhar uma novinha, de couro. E já quis mostrar a todos o novo mimo!
Olhem como ela está linda!




 O resultado do exame de sangue sai amanhã. Estamos na torcida para poder iniciar a vacinação!


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Final do tratamento


Acabou!
Terminamos a medicação de Sophia no tratamento da Babese!
Foram 21 dias de antibióticos e remedinhos pro estômago!
Ela cresceu bastante no final do tratamento, está com 1m (de comprimento), sinal de saúde né?
Nem parece aquele filhotinho de 1 mês atrás!
Sophia era a menor da ninhada, a mãe ñ a deixou mamar direito (dificultou mais ainda), sua adoção foi rejeitada por várias pessoas... Ficou por último.... Acredito que esperando por mim! Depois descobri a doença... Ficamos perdidas, sou inexperiente na criação de cães e não temos um veterinário de confiança que podemos levá-la no momento. Então, uma amiga, a Carol, que é super competente, cirurgiã-veterinária nos consultou de São Paulo brilhantemente!
Com o tratamento terminado, iremos pedir um exame de sangue esta semana pra ver como estão as coisas e estando tudo bem, reiniciaremos as vacinações básicas pra que ela possa finalmente sair na rua pra passear!




A imagem acima diz tudo né?
O que aprendi é que com cuidados e muito amor, a gente pode superar barreiras imensas!
Essa doença, só fez com que nós nos aproximássemos mais!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Pelagem do Labrador

Eles estao por todos os lugares!
Uma camada densa que cobre o chao e as demais superficies de meu lar! (risos)
Atualmente eu digo "hoje penteei o apartamento 2 vezes" para dizer quantas vezes a casa foi varrida.
A pelagem da raça é formada por pêlo e sub pêlo, portanto é densa e na época de muda solta bastante pêlo sim e em regioes quentes, a troca e bem mais constante por conta do clima!
Eles sao diferentes mesmo, ja li que os labs de cor chocolate, nao se dao bem com o sol em excesso, fazendo com que o pelo fique queimado e o cao parecendo que fez luzes num salao de quinta... rsrsrsr (confesso que escolhi a cor  por causa disso, no comeco, pensei num chocolate pra mim).
Pois e amigos! Tem gente que escolhe a raca do seu amigo canino pelo comprimento dos pelos.
Ai, ouve falar que os labradores sao caes maravilhosos, companheiros, fieis, um "cao de familia" (o que e bem verdade) e ainda mais que tem baixa pelagem! O cao perfeito!!! Nao e?!!!!
Nao! Nao por isso!
O amor vem do companheirismo, da dedicacao mutua entre voce e seu cao. Adaptacoes existem em qualquer raca, cada uma tem a sua peculiaridade.
E quando o amor chega, passam longe esses pequenos detalhes!

Numa postagem passada, comentei que a veterinaria do bairro disse que Sophia estava se cocando muito por conta da queda de pelos, e na realidade a bichinha estava cheia de carrapatos (ja chegou assim).
Resolvi pesquisar o assunto que divido abaixo com voces!

Eu tenho um labrador que está soltando pêlos demais. O que posso fazer para amenizar o problema?

As quedas de pêlos podem e ocorrem por várias razões. Uma delas é a chamada queda fisiológica, que ocorre normalmente por envelhecimento do próprio pêlo ou de seu folículo (raiz) e assim esse pêlo cai para ser em seguida substituído por outros.

Essa queda fisiológica anteriormente referida ocorre em geral no verão e não é localizada (num único local da pelagem) mas generalizada, isto não querendo dizer que o animal se torne careca, pois essa queda é rarefeita e é percebida apenas com cuidadosa observação, pelo fato da pelagem ficar menos densa.

A queda chamada patológica (alopecia), que é a queda anormal, têm várias causas. Entre elas, doenças do próprio pêlo ou da pele do animal, tais como micoses, sarnas, eczemas, enfim uma variedade enorme de causas diretas no epitélio de revestimento animal. A queda de pêlos também pode ocorrer de forma indireta, por doenças nutricionais ou mesmo infecções. Entre as doenças nutricionais que podem determinar queda de pêlos pode-se citar a simples avitaminose A. Estando essa vitamina A ausente ou em quantidade insuficiente na alimentação do animal, essa vitamina chamada de protetora dos epitélios, poderá haver simples perda de seu brilho e resistência, culminando até por sua queda. Insuficiências de determinados sais minerais na alimentação, pode ter por conseqüência também queda de pêlos. Até simples falta na alimentação de determinados aminoácidos, que como é sabido são por assim dizer os tijolos que formam as moléculas de proteínas mais complexas, podem também determinar queda de pêlo.

As Infecções, pelo fato de determinarem febre, poderá ser também uma causa de queda de pêlos. Em vista desses diferentes fatores, observe a pelagem de seu cão: Caso a queda de pêlos seja localizada, formando verdadeiras "ilhas" (sem pêlo), isto requer imediato tratamento de acordo com sua causa, sendo em geral originada por parasitas (fungos, sarnas ou outros parasitas). Caso não seja imediatamente tratada quando parasitária, há o risco inclusive do parasita se alastrar ou mesmo se propagar a outros seres suscetíveis, como o próprio homem, no caso de se tratar por exemplo de uma micose tricofítica ou uma sarna por Sarcoptis scabiei (Escabiose).

Já quando a perda de pêlos ocorrer de forma generalizada, determinando apenas uma rarefação da pelagem (ficando a mesma menos densa), caso a mesma seja discreta e sem perda de brilho, trata-se de uma queda fisiológica e em geral ocorre durante a estação do Verão. Porém, quando essa queda é generalizada, tornando a pelagem além de rarefeita também o pêlo perdendo seu brilho, sua causa é geral. Neste último caso, apenas um cuidadoso exame das condições gerais do animal poderá elucidar sua causa específica ou suas causas. Existe também, um quadro mórbido chamado de Alopecia areata, cuja causa é nervosa, causando também queda localizada de pêlos.

P.S. - Deve também ser observado pelo dono ou tratador do animal, se concomitantemente à queda de pêlos existe prurido (coceira), por ser este um importante sintoma complementar para diagnóstico, além de possível rubor da pele (avermelhamento) ou mesmo inflamações nessas áreas da pele onde ocorre tal perda de pêlos. Para dizer se a pele esta ou não inflamada, observe e coloque mesmo sua mão para sentir se há calor anormal nessa área glaba (sem pêlo), pois a inflamação se faz sempre acompanhar de três sinais importantes : DOR + CALOR + RUBOR.

Dr. Carmello Liberato Thadei
Médico Veterinário
...
Para nao deixar o habito, segue uma foto de atualizada de Sophia.
To achando ela imensa! Fez 3 meses ha 4 dias!!!!
Sinal que o tratamento da babese, ainda em curso, esta dando resultado!

 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Descobertas


Pois e, agora Sophia ruma para a reta final de seu tratamento e, junto com isso, inicia um mundo de descobertas (junto comigo e claro..rs).
Eu descobri que Sophia fica entediada as vezes e por isso dorme tanto...
Por morarmos juntas num apartamento, sabia que teriamos algumas dificuldades. Passo muitas horas em casa, procuro brincar com ela, mas nao esta sendo suficiente.
E infelizmente, a condicao dela e ainda mais adversa, pois as vacinas principais, estao ainda pra comecar.
Todas as vacinas que ela recebeu, foram por agua abaixo. A veterinaria suspendeu por causa do tratamento da babese.
Entao, ela ainda vai ter que aguardar mais uns 70 dias pra poder sair de casa pra passear pela primeira vez na vida, morro de pena dela tadinha... Mas assim foi a historinha de vida dela. Bem adversa.
Sophia tem crescido rapidamente, posso dizer assustadoramente! rs
Acho que esta ficando saudavel afinal! Por esse motivo, estamos sofrendo um pouco com algumas saidas no quarteirao (para cortar as unhas por exemplo). Tenho que carregar ela no braco, e ela ta ficando pesadinha pra caramba...rsrsrs
Imaginem que ela  ainda fara 3 meses no proximo dia 17. Acho que vai ficar um cachorrao daqueles que chama atencao quando passa!
Esse final de semana, Aurea deu o banho da semana pela primeira vez! Eu contundi meu pescoco, nao pude dar, por um susto que levei dessa mocinha e fiquei dias usando um colar ortopedico, tomando antinflamatorios e analgesicos. Vejo que tenho que aprender muito ainda... Ficar mais calma e relaxada ou meu corpo sofrera as consequencias!
Ela tomou um suuuper banho! Mudamos o local! Fomos pra varanda porque ela cresceu muito e o box ficou apertado, nao podendo sair prum pet, e do jeito que a criatividade permite ne?
Foi o banho mais bem tomado desde que ela nasceu hahahaha... Com direito aos 5 minutinhos recomendados para que o shampoo ou sabonetes caninos facam efeito!
Eu descobri que  e necessario deixarmos o produto um tempinho no animal para que possamos usufruir realmente de seus beneficios!
***O Susto:
Sophia ainda nao descobriu a forca que tem. Quebrou o vidro da varanda (que ja tava rachadinho). Ouvi um barulhinho e quando fiu olhar ela estava brincando com um pedaco de vidro na boca! Sai correndo pra evitar o acidente e fiquei tao tensa que machuquei a musculatura. Nossa! Eu me tremia toda! Que susto!
...

Sophia descobriu que alcanca subir nos sofas... Essa descoberta aconteceu bem quando eu tinha saido pra comprar racao! E eu descobri que nao posso mais deixar o controle da TV(agora todo mastigado e funcionando precariamente) por la!
!
rsrsrs
Outras aventuras que comecam!
Foto mais recente de Sophia.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Nosso fim de semana


O final de semana foi conturbado!
Depois de tanto stress por conta de Sophia, quem adoeceu fui eu.
Peguei uma virose que me deixou debilitada e com febre, acho que somatizei.
Mesmo assim, nao faltei ao aniversario de uma pessoa muito querida, e ,levei Sophia, que esta em observacao rigida.
A festinha, dentro de um apartamento gigante, com 4 criancas, e muita gente dando carinho pra ela foi 10!
Como ja esta reagindo ao tratamento, correu o dia todo, brincou com as criancas, rolou no chao com elas. rs... Uma graca!
Ontem, segunda-feira, foi a primeira vez que percebi uma melhora significativa no dia a dia dela. E acabei descobrindo outra coisa! CARRAPATOS!
Nao sei como nao tinha visto antes! Nao sei mesmo, porque pego muito nela, faco carinho o dia todo!
Mas estavam la! Ontem tirei uns 10... A coitadinha sentiu muita dor entre os dedos da patinha so deu abrir pra ver (como eu nao tinha visto antes????).
A primeira veterinaria (daqui do bairro) que eu fui, disse que as coceirinhas que ela tinha era por conta da queda de pelos (nao vou falar mal dela, porque foi ela quem indentificou a doenca imediatamente!). Mas nao era, eram carrapatos meeeesmo!
Entao, liguei pro petshop imediatamente, e solicitei uma ampolinha anti-pulgas e carrapatos que apliquei ontem mesmo.
Fico esperando ela dormir pra poder olhar (ela nao deixa) e retirar algum bicho desses que eu possa achar.
Continuo dando o figado e a medicacao pra ela!
O pelo esta melhor, o animo esta bem melhor, ela engordou mais, cresceu mais! Esta dando tudo certo!
Hoje ela amanheceu animadissima! rsrsrs
Perturbando todo mundo... eu e a vizinhanca toda com a bagunca dela as 6 da manha! (putz...rs)
Acho que enfim, tenho um filhote em casa!

Olhem como ela esta ficando linda!

Sophia Loren, 2 meses e 20 dias... e se curando da doenca do carrapato!
E possivel!!!!!!
A gente esta conseguindo!!!!
=]

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Primeiras reacoes


Tensao em casa, suspense durante a ingestao das 2 medicacoes para o tratamento da doenca do carrapato (remedinho pro estomago e o antibiotico pra matar a bacteria da doenca).
Sophia reclamou na primeira dose ontem de manha, mas a noite, desenvolvemos uma maneira mais alegre para a ingestao das medicacoes. Misturei as gotinhas num pedacinho de biscoito pra cachorro (junior) esfarelado e o comprimido num pedacinho bem pequenininho de figado cru, que foi indicado pela nossa amiga veterinaria (o consumo de 1 colher de sopa 2 vezes por semana, para ajudar na recuperacao da anemia que ela adquiriu por conta da doenca... putz, que doencinha "miziguenta"!).
A reacao a primeira dose, foi muita sonolecia e uma falta de apetite relevante a refeicao oferecida quando ela acordou. Pacientemente, me sentei junto ao potinho de racao dela, e fui dando na mao de pouquinho em pouquinho, ela acabou comendo... Depois, foi se animando...
A veterinaria pediu para que ficassemos em alerta com relacao a vomitos e as fezes(diarreia). A vacinacao esta suspensa. So apos os 21 dias do tratamento da doenca do carrapato e que ela voltara a vacinacao normal (e volta da estaca zero!)
No caso de alguma alteracao (vomito ou diarreia), deveriamos leva-la imediatemente para uma clinica (o que gracas a Deus nao aconteceu).
Tudo normalizado, seguimos para a dose noturna. Com o "jeitinho" do biscoito e do figado, ela nem sentiu. A sonolencia ja foi menor e o apetite esta voltando ao normal devagarzinho.
Hoje ela acordou com todo gas!!!!
Energia de sobra!

Correndo atras do brinquedo preferido dela...  rs
Agua pra todo lado!


Haja energia de minha parte agora!
Mas... tenho certeza absoluta de uma coisa:
Prefiro ela assim!




quinta-feira, 3 de maio de 2012

O tratamento comecou!

Hoje finalmente iniciei o tratamento (doenca do carrapato) de Sophia.
Com remedinhos (todos via oral por causa da idade dela - 2 meses e meio) incluindo umas gotinhas pra proteger o estomagozinho dela, agora, enquanto eu escrevo, ela esta dormindo pra acalmar o coracao do carnaval que ela fez para ingeri-los...rs
Me senti lutando num tatame de sumo....
Peculiarmente, ontem ela acordou com uma energia diferente! Mais disposta, um capetinha mesmo!
Fez sua primeira grande besteira, mastigando um oculos de grau destruindo toda a lente... Brincou muito e comeu racao a vontade, nao parou um minuto!
Descobriu que pode se refrescar se derramar todo o pote de agua... E agora minha casa vive molhada e ela correndo pra cima e pra baixo...(mellll dellls) rs
Dou aula em casa, ontem ela tambem nao deixou minhas alunas em paz (aguardo o momento em que ela possa sair de casa e comecar seu adestramento com um profissional).
E vem a pergunta:
Ela esta mesmo doente?! rs
Porque esse comportamento encapetado e o descrito de todo filhote ne? Ele e que vivia apatica, desanimada e dormindo o dia inteiro.
Outra mudanca, depois de 15 dias em casa, calminha, agora quando eu saio ela faz um escandalo, e nao para ate eu voltar! (nao sei o porque...)
Passei o ultimo feriado todo dando muito carinho, muito mesmo! Ao lado dela direto brincando e abracando... Nao sei se te a ver, mas ela mudou totalmente! Mesmo assim, obedecendo a risca todas as indicacoes de Carol (veterinaria), seguimos com o tratamento bem certinho.
Sobre a comida... Como come essa danada!
Hoje comprei mais 4kg de racao e vou observar em quantos dias ela devora essa tao saborosa especiaria canina!

                              
Deixo aqui a foto de hoje. Sophia e seu pote de agua, que agora vivo enchendo. (podem observar que ela nao esta com a minima cara de doente e sim de bagunceira!...rsrsrsrs)

terça-feira, 1 de maio de 2012

Doenca do carrapato

Estou pesquisando sobre a doenca do carrapato.
Ontem Sophia vomitou pela primeira vez apos a suspeita da doenca.
Ainda iremos fazer o exame de sangue, que ainda nao foi providenciado por conta do feriadao. Embora tenhamos tentado ligar para clinicas 24hs, esta tudo funcionando pela metade, so nos restando esperar.
Ontem, ligamos pra uma amiga super veterinaria que esta residindo em Sao Paulo, contamos tudo o que aconteceu e ela nos deu uma dica super legal!
Como Sophia e um filhotinho, tem dificuldades de recuperacao, pela pouca condicao de resistencia do organismo dela a uma doenca tao seria, e por isso,  nao e indicado o uso de vacinas no tratamento. A veterinaria nossa amiga, Carol, nos explicou que esse tipo de tratamento e muito doloroso pro cao e um filhotinho pode ate vir a obito com a rebordosa dessa medicacao, que e fortissima.
Entao, ela receitou um antibiotico e um remedinho pra cuidar do estomago dela, como tratamento, mas tudo via oral.
Amanha, (que tudo estara funcionando normalmente), faremos o exame de sangue, compraremos os remedios e iniciaremos o tratamento que tera a duracao de 21 dias. Pediu pra darmos racao a vontade e dar agua, muita agua.
Hoje, Sophia acordou animada, brincou durante toda a manha, se alimentou bem, como todos os dias e as fezes continuam em perfeito estado!

Mesmo assim, estamos de olhos abertos!
Uma curiosidade sobre essa doenca e que nem sempre os sintomas sao tao perceptiveis. Fique sempre atento ao seu cãozinho para que ele continue saudável! Achei uma materia que explica direitinho!

Segue abaixo:
A Erlichiose é uma doença infecciosa severa que acomete os cães, causada por bactérias do gênero Ehrlichia, sendo a principal a Ehrlichia canis. Raramente atinge gatos ou seres humanos, embora não seja impossível.
Como meu cão pode pegar a doença?
A doença é transmitida de um cão contaminado para um cão sadio através do carrapato. O principal vetor é o carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus). O parasita irá infectar os glóbulos brancos do sangue, ou seja, as células de defesa do organismo.
Sintomas da Doença do Carrapato
Os sintomas apresentados por um animal infectado dependem da reação do organismo à infecção. A Erliquiose pode ter três fases:
1. Fase aguda: onde o animal doente pode transmitir a doença e ainda é possível que se encontre carrapatos.
Febre, falta de apetite, perda de peso e uma certa tristeza podem surgir entre uma e três semanas após a infecção. O cão pode apresentar também sangramento nasal, urinário, vômitos, manchas avermelhadas na pele e dificuldades respiratórias. É importante estar sempre atento à saúde do animal. Normalmente o dono só percebe a doença na segunda fase, e assim como outras doenças, o diagnóstico precoce é fundamental para a recuperação.
2. Fase subclínica: pode durar de 6 a 10 semanas (sendo que alguns animais podem nela permanecer por um período maior)
O cachorro não mostra nenhum sintoma clínico, apenas alterações nos exames de sangue. Somente em alguns casos o cão pode apresentar sintomas como inchaço nas patas, perda de apetite, mucosas pálidas, sangramentos, cegueira, etc. Caso o sistema imune do animal não seja capaz de eliminar a bactéria, o animal poderá desenvolver a fase crônica da doença.
3. Fase crônica:
Os sintomas são percebidos mais facilmente como perda de peso, abdômen sensível e dolorido, aumento do baço, do fígado e dos linfonodos, depressão, pequenas hemorragias, edemas nos membros e maior facilidade em adquirir outras infecções. A doença começa a assumir características de uma doença auto-imune, comprometendo o sistema imunológico. Geralmente o animal apresenta os mesmos sinais da fase aguda, porém atenuados, e com a presença de infecções secundárias tais como pneumonias, diarreias, problemas de pele etc. O animal pode também apresentar sangramentos crônicos devido ao baixo número de plaquetas (células responsáveis pela coagulação do sangue), ou cansaço e apatia devidos à anemia.
Como sei que meu cão está com Erliquiose?
O diagnóstico é difícil no início da infecção pois os sintomas são semelhantes a várias outras doenças. A presença do carrapato é relevante para a confirmação da suspeita durante a avaliação clínica. O diagnóstico pode ser feito através da visualização da bactéria em um esfregaço de sangue (exame que pode ser realizado na clínica veterinária) ou através de testes sorológicos mais sofisticados, realizados em laboratórios especializados. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maiores são as chances de recuperação e cura.
Cuidado: os sintomas da doença do carrapato são parecidos com os sintomas da Cinomose (clique no link sobre essa doença e tire suas dúvidas).
Tratamento e cura
A Erliquiose é tratável em qualquer fase. O tratamento é feito à base de medicamentos, sobretudo os aintibióticos (em especial a DOXICILINA). Por vezes é necessária a complementação do tratamento com soro ou transfusão de sangue, dependendo do estado do animal.
O tratamento pode durar de 21 dias (se iniciado na fase aguda) a 8 semanas (se iniciado na fase crônica). Vai depender da precocidade do diagnóstico, do quadro dos sintomas e a fase em que o animal se encontra no início do tratamento.
Quanto mais cedo se começa o tratamento, são maiores as chances de cura. Em cães nas fases iniciais da doença, observa-se melhora do quadro clínico após 24 a 48 horas do início do tratamento.
Como prevenir meu cão de ter a Doença do Carrapato?
Alguns hábitos podem ser adotados para prevenir a Erliquiose:
- Verificar a presença de carrapato no cão com frequencia;
- Desinfetar o ambiente onde o animal vive periodicamente;
- Usar produtos veterinários carrapaticidas como sabonetes, xampus etc;
- Manter a grama do jardim sempre curta;
- Estar atento aos hotéis para cães, pois se há algum cão infectado, ele poderá transmitir a doença através de outro carrapato do local.
Há vários produtos contra carrapatos. Os mais vendidos são o Frontline e o Scalibor. Frontline também protege de pulgas e Scalibor frente à leishmaniosis. A proteção mais completa oferece a combinação Scalibor com Frontline.
Lugares preferidos dos carrapatos:
- Região das orelhas;
- Entre os dedos das patas;
- Próximo aos olhos, nuca e pescoço.
Encontrei um carrapato no meu cachorro. Como devo retirar?
Arrancar o carrapato não é recomendado. Pode acontecer de tirarmos só uma parte do corpo e o resto fica ainda aderido ao cão, podendo provocar infecções. O ideal é aplicar umas gotas de vaselina ou parafina ao redor, esfregá-lo um momento até que amacie um pouco a pele e depois tentar retirá-lo suavemente. Depois, coloca-se o carrapato no álcool para que morram e não escapem os ovos. Lave as mãos depois de manipulá-los.
Existem também as pinças de carrapatos, que servem para extrair o parasita por inteiro. Encontram-se à venda em lojas especializadas de produtos veterinários.