sexta-feira, 29 de junho de 2012

Descobrindo sobre a alimentacao...

Ontem minha amiga Aurea me pediu pra que eu falasse aqui o que descobri sobre a questao da alimentacao.
Como todos sabem, sou marinheira de primeira viagem, entao procuro sempre estar conversando e pesquisando sobre todos os assuntos.
Quantas vezes?...
Com relacao a alimentacao do filhote, aprendi que oferecemos 3 vezes ao dia.
Tem gente que indica mantermos as 3 refeicoes ate os 6 meses e apos isso oferecamos 2 vezes ao dia...
Tem gente que recomenda essa troca com 1 ano de idade (que foi a escolha que fiz) e apos 1 ano e meio trocamos para 1 vez ao dia.
A racao mais adequada sao as 'PREMIUM' (vem escrito na embalagem).
Tambem leio todas as embalagens... Tem algumas racoes que sao bem mais ricas, possuem legumes e sao mistas com carne de frango e cordeiro.
A quantidade...
Comecei no 'olhometro', mas logo tivemos a ideia de medir a quantidade, ate por conta da viagem que fiz, (ajudou a orientar melhor quem ficou com ela nesse periodo). Pegamos uma embalagem de requeijao e no momento (Sophia, um labrador de 4 meses de idade) a medida usada sao 2 copinhos cheios + 1/4.
O ideal e oferecer a racao e definir um tempo exato para a finalizacao da refeicao.
O ideal e 30min.
Se durante esse tempo seu pet nao comer tudo, recolha (outro habito que iniciamos eh o de guardar num saquinho fechado, se ela deixar uma quantidade relevante, e misturar com a racao da proxima refeicao.
Isso tem feito uma diferenca relevante no orcamento semanal).
Outro motivo de nao ser legal deixarmos a tijelinha pra que eles fiquem beliscando o tempo todo, e que bagunca a horinha de funcionamento do intestino do animal, e ai fica dificil sair pra passear e esperar que a sua casa fiquei limpa ate a proxima saida.
Os animais costumam 'ir ao banheiro' logo apos as refeicoes ou apos uma brincadeira (ficara uma media de 3 a 4 vezes por dia).
Com o crescimento, o xixi vai se organizando e espacando, e ficam fazendo em media de 3 em 3 horas.
(Tendo essa nocao, da pra organizar as saidas e livrar a casa dessa funcao na vida deles ne?)
A troca de racao...
As racoes sao elaboradas para cada idade.  Filhotes so comem racao para filhotes.
Adultos para adultos ... Partindo desse principio...
Nao e recomendavel ficarmos trocando o tipo de racao do animal, mas eventualmente pode acontecer de termos que muda-la.
A forma correta da troca, e ir adicionando aos pouquinhos a nova racao dentro da racao que ele ja vem consumindo.
Comece com a quarta parte, e va aumentando diariamente ate mudar completamente.
E sempre bom observarmos as fezes do animal pra ver se a consistencia se mantem durinha, se ficar molinha e sinal de que temos que ir mais devagar na mudanca.
So troque por um bom motivo... Por exemplo o de uma alergia.
Tem animais que possuem alergias a carne vermelha.
Se houver desconfianca nesse sentido, peca a seu veterinario para fazer o exame em seu cao. Descobrimos que tem racoes muito boas de frango, cordeiro e salmao.
Consulte seu veterinario antes de escolher a nova racao do seu cao.
Conseguindo mater essa disciplina dos horarios e tipo de racao, tudo sera mais facil!
...
Segue abaixo um artigo que li sobre 10 dicas para escolher um alimento para o seu cao. Antes da troca de racao e legal dar uma lida! Achei super legal
...

10 Dicas para escolher um alimento para seu cão

Aqui estão 10 dicas para escolher a ração ideal para seu animal de estimação.

10 Dicas para escolher um alimento para seu cão
Você se preocupa com o que se passa em seu corpo, então faz sentido estar preocupado com o alimento vai para o corpo do seu cão, também. Existe uma variedade enorme de alimentos para cães para escolher, e sim, há uma diferença entre eles.

1. Idade
A idade de seu animal de estimação é um fator em que alimento que você compra para ele. Enquanto seu cão envelhece, ele vai precisar de diferentes alimentos e diferentes quantidades do mesmo. Muitas marcas têm produtos distintos destinados para cachorros "idosos". Geralmente, você deve alimentar seu cão com ração para filhotes até que ele tenha atingido o seu tamanho adulto. Isso acontece cerca de 9 meses de idade para um cão com menos de 20 quilos, e cerca de 12 a 14 meses para os cães de tamanho médio. Os cães muito grandes podem não atingir seu tamanho máximo até aos 2 anos de idade. Entre as idades de 5 e 7, o seu cão deve ser alimentado com ração para seniores, que irá se adaptar a suas necessidades nutricionais.

2. Qualidade dos ingredientes
Se você se importa sobre ingredientes de alta qualidade sobre a sua própria comida, por que não manter a qualidade em mente ao escolher um alimento de cão? Maior qualidade pode ser refletida nos preços, mas cuidado com marcas que cobram mais, simplesmente porque eles são bem conhecidos. Em vez disso, pergunte ao seu veterinário que alimentos eles recomendam. Procure alimentos que lista um tipo específico de carne, como peru ou de frango entre os primeiros ingredientes.

3. Derivados
Alguns alimentos para cães incluem subprodutos de origem animal, que são as partes de animais que não podem ser utilizados na alimentação humana, tais como ossos e peles. No mínimo, esses alimentos podem fazer o seu cheiro de cão. Na pior das hipóteses, eles podem causar problemas de saúde digestiva e outras, encurtando o tempo do seu cão. Verifique se os alimentos que são rotulados livre de subprodutos e ler a lista de ingredientes cuidadosamente. Se a "refeição" é listado, escolha um alimento diferente. "Refeição" é um termo para uma mistura aleatória de baixo para cima de partes de animais. Alimentos marcados como "orgânico" ou "natural" não utilizam derivados.

4. Odor
Se você tiver problemas com o odor - ou com o cheiro de comida do seu cão ou o seu hálito - você pode querer tornar evitar o odor, uma prioridade na escolha de alimentos para cães. Problemas digestivos são uma causa comum do mau hálito em cães, assim que escolher alimentos naturais pode corrigir o problema. Alimentos "úmidos" também podem alterar o odor do seu cão, para evitar isso escolha um alimento "seco".

5.Breed
Algumas raças podem se beneficiar de diferentes tipos de alimentos. Por exemplo, cães que derramam precisam de quantidades diferentes de aminoácidos na sua alimentação do que os cães que não derramou. Heavy cães precisam de quantidades diferentes de minerais em sua alimentação do que os cães mais leves, como os ossos têm diferentes necessidades nutricionais. Algumas marcas têm produtos diferentes para diferentes raças. Você também pode pesquisar os alimentos que são melhores para a sua raça em seu próprio país, pois existem muitos artigos publicados para o proprietário do cão em questão.

6. Alergias
Você pode notar que seu cão é alérgico a alguns alimentos. Preste atenção aos ingredientes nos alimentos que ele tem problemas, e experimentar comidas diferentes com ingredientes diferentes. Os ingredientes comuns que os cães são alérgicos incluiem a carne bovina, frango e produtos de frango, trigo, leite, milho e soja. Tentar eliminar um deles por vez da dieta de seu cão para determinar qual deles está causando o problema. Se o seu cachorro ainda está tendo problemas com alergias, consulte o seu veterinário.

7. Os problemas de saúde
Algumas raças são propensas a certas doenças, algumas das quais podem ser sanadas, dando-lhes alimentos e suplementos com nutrientes extras na mesma. Por exemplo, se seu cão tem a doença de Cushing, ele será mais saudável com uma dieta rica em proteínas e pobre em fibras, gordura e purinas. Se seu cão tem um problema de saúde, pergunte ao seu veterinário para se aconselhar sobre o que seu cão deve estar recebendo em sua comida.

8. Suplementos
Escolher um suplemento cão é muitas vezes ditadas pelas deficiências do proprietário do cão está tentando resolver. Algumas pessoas adicionam vaselina para alimentar seu cão para melhorar o brilho da pelagem. Uns cães mais velhos podem requerer um suplemento de enzimas para ajudá-los a digerir os alimentos. Alguns suplementos podem ajudar a aliviar dores de artrite.

9. Orçamento
Enquanto você pode estar disposto a gastar o que for preciso para obter o alimento de cão perfeito, você pode não ser capaz de suportar a sua primeira escolha. Ao mesmo tempo, você não deve deixar que o preço seja o seu único fator na escolha de comida de seu cão, pois esta é uma grande influência sobre sua saúde. Se você não pode dar ao luxo de comprar "todos naturais" alimentos para cães, você pode ser capaz de comprar a carne mais barata feita para seres humanos. Cozinhá-lo para o seu cão e sirva com legumes.

10. Preferências do seu cão
Por último, não se esqueça de considerar o que o seu cão prefere. Escolhendo o alimento perfeito não fará nenhum bom se o seu cão se recusa a comer. Por outro lado, você pode fazer uma alimentação saudável mais tentadora, adicionando pedaços de carne ou caldo para tempero, por isso não desista imediatamente se ele se recusar suas escolhas alimentares.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Dicas de inverno para o seu cao

Abrindo uma excessao, segue uma postagem extra essa semana.
Achei esse artigo com dicas super legais de cuidados no inverno!
Adorei!

...

Abaixo seguem as 10 principais recomendações para que todos os donos de cachorros não veja seu animal de estimação doente nem sentindo frio.
Veja:
01. Diminua o ritmo de banhos durante os meses de inverno.
02. Nunca leve seu cãozinho para passear logo após o banho. Espere um tempo até que ele não corra mais risco de ter um choque térmico.
03. Vista roupinhas em cães de pelagem mais curta. Cachorros de porte médio geralmente não aceitam roupinhas, mas se você conseguiu acostumá-lo desde cedo, aproveite!
04. Evite tosar seu cachorrinho no inverno, ao contrário das raças que tem uma certa tolerância ao frio, a maioria delas sentem tanto frio quanto nós, humanos.
05. Evite passear com seu animal nos horários mais frios do dia. Escolha horários mais quentes que seu amigo vai lhe agradecer!
06. Tenha certeza que seu cachorro esteja dormindo confortavelmente em uma local apropriado, como uma casinha feita especialmente para ele.
07. Assim como os humanos, no inverno o cão come mais no inverno que no verão. Aumente um pouco a quantidade de ração diária dele.
08. Vacine seu cachorro contra doenças típicas de climas mais amenos, tal como a traqueobronquite.
09. Fique atento se seu cão sofre com alguma doença crônica, em dias frios ele tende a sentir mais dores.
10. Se você seguiu à risca todos os itens acima e mesmo assim acha que seu cão não está bem, leve-o imediatamente um médico veterinário de sua confiança.
...
Moramos no nordeste, aqui em casa o frio nao e tanto...
Mas nosso jeitinho nordestino no inverno ja foi assimilado por Sophia!
rsrsrsrs

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Novo sintoma na vida de Sophia...

E dura a vida do cao... rs
Pois e, um novo sintoma aparece em nossas vidas.
A ANSIEDADE! Mal do seculo ate no reino animal, vejam so!
Tinha lido ha algumas semanas sobre passeios com caes... Sobre o que devemos fazer na pratica e sobre como devemos nos comportar pra ser praseiroso pra toda a familia... E nesse artigo tinha a descricao da fisionomia do cao dentro do carro, aquele repuxado no rosto do animal como se fosse um 'sorriso'. Ela vive assim em casa...Sintoma de ansiedade!
Outro ponto...
Depois da babese de Sophia, aqui em casa ficamos em alerta pra qualquer coceira que ela tenha. Ela esta medicada com carrapaticidas, e etc... Mas vive se cocando, mesmo tambem sendo checada manualmente varias vezes por semana (sintoma de ansiedade, li num artigo sobre labradores)!
Ontem, numa conversa com a veterinaria nossa amiga Carol, descobrimos outro sintoma de ansiedade, ela morde as patas...
Provavelmente ira melhorar quando ela estiver fazendo passeios, ajudara a gastar essa energia... tadinha, nunca saiu... A Carol indicou florais para cachorro. Florais para ansiedade! Achei otimo! Vamos providenciar!
Outro sintoma classico e o da ansiedade na ausencia do dono! A casa fica destruida em poucos minutos... Historia bem comum por ai ne? Tem animais que desenvolvem ate problemas cardiacos e chegam a obito!
(pasmem!)
Aqui em casa melhoramos um pouco essa situacao quando comecamos a recolher todos os brinquedos dela deixando apensas 1 ou 2 quando estamos em casa. Dai, quando saimos, devolvo todos pra ela e tambem espalho petiscos pela casa. Tambem guardo uma garrafa pet vazia para presentea-la na hora que estamos saindo (ela ama brincar com as garrafinhas, mas moramos em apartamento e suspendi o uso diario por causa do vizinho de baixo...). Isso distrai por algum tempo, e os estragos tem diminuido bastante!
Achei esse artigo abaixo que achei super interessante e bem simples de se fazer...
Ja iniciamos o processo e esta dando certo!
...

Cães ansiosos

Seu cachorro não pára um segundo?  É incapaz de simplesmente ficar deitado ao seu lado, precisando sempre estar em atividade?  Destrói jardins e móveis quando fica sozinho?  Parece que está sempre ligado no 220w? Então, muito possivelmente seu cão sofre de ansiedade. Cães ansiosos são sempre hiperativos, ficam o tempo todo tentando chamar a atenção do dono, e nunca conseguem relaxar. Só param quando ficam exaustos. Este é um comportamento muito comum nos cães, e (infelizmente) raros são os donos que conseguem lidar com isso.

Não existe uma causa que sozinha determine se um cão será ou não ansioso, mas algumas questões, sem dúvida, são determinantes no comportamento dele, e mais especificamente na probabilidade dele ser um cão ansioso.

O ambiente em que o cão fica é fundamental. Raros são os cães que têm estabilidade emocional para agüentarem ficar sozinhos o dia inteiro. Mesmo assim sabemos que esta é uma condição muito comum na vida dos cães. Cães precisam ter companhia!  Isto é mais importante até do que ter espaço. Há muitos cães que ficam, às vezes, vários dias preso num quintal sem quase ter contato com seu dono. Este é o tipo de cenário muito propício para desenvolver um comportamento muito ansioso. O dono não consegue ter uma boa convivência com o próprio cão, nunca chegando a  estabelecer uma relação de liderança. O cão reage, tentando fazer de tudo para ter a atenção do dono, mesmo que seja a atenção negativa (“como ensinar um cão a não pular nas pessoas”). E, na maioria das vezes, essas tentativas são tremendamente desajeitadas, muitas vezes chegando a machucar o dono.

Isto afasta o dono cada vez mais do cão, tornando tudo um círculo vicioso: o cão é ansioso; e por conta disso seu dono evita o contato; e com isso aumentando mais a carência do cão, que fica mais ansioso.

Outro situação a ser ressaltada é o caso de cães que não têm qualquer distração. Nada pior para um cão do que a falta de atividade.  Cães precisam de distração!  Precisam brincar! Muitos se distraem olhando a rua; outros passam horas brincado com bolinhas; roendo ossos; caçando passarinhos; etc. Porém há muitos cães que não tem nada o que fazer o dia inteiro! Nada! Toda a energia deste cão fica totalmente canalizada para a hora que seu dono abre a porta de casa ao chegar do trabalho. Daí temos o mesmo problema que descrevi antes: o cão machuca, o dono rejeita, etc.
Isso tem solução???
Tem!

Temos que mudar o ambiente deste cão de forma que ele possa ter uma vida saudável. Neste sentido, precisamos também trabalhar a relação entre o dono e o cão de forma que os desejos do dono sejam mais claros para o cão, ou seja, fazer deste dono um líder.

Além disso, é importante que o dono aja de forma a estimular que o cão tenha um comportamento mais calmo. Muitas vezes o dono só dá atenção ao cão quando este está latindo muito, ou fazendo muito bagunça. Isto em linguagem canina quer dizer: faça bagunça, e você terá a minha atenção; ou lata muito, e eu olharei pra você. Ou seja: mais uma vez estamos falando da atenção negativa.

Falar bem baixo, por exemplo, fará com que o cão tenha que ficar menos agitado para poder ouvir o que estamos falando. Gritar é pior, pois o cão pode acreditar que a liderança será conseguida (literalmente) no grito, então ele irá gritar da única forma que ele sabe: latindo, e bem alto. Quando falamos baixo, no entanto, não só fazemos com que ele mude de comportamento, para poder prestar a atenção ao que falamos; também proporcionamos a ele a possibilidade de poder ouvir suavemente a nossa voz. Ele vai adorar! Comece a agradá-lo suavemente enquanto ele ficar quieto. Se ele se mexer, segure-o com firmeza e fale NÃO. Assim que ele ficar parado de novo, comece a fazer carinho e falar baixinho. Isso ensinará a ele que quando ele fica quietinho você faz carinho nele.

Atividades agitadas não devem ser incentivadas. O dono de um cão muito ativo deve evitar  fazer brincadeiras muito agitadas, ou agressivas. Ele precisa incentivar, e reforçar o contato calmo, mesmo que para isso esse contato tenha que ser, a princípio, feito com o cão preso, ou separado por um portão. O importante nesta fase é compensar o cão sempre que ele se mostrar calmo e carinhoso. Toda atitude mais bruta deve ser rechaçada.Mostre que quando ele fica calmo ele terá a sua atenção, o seu carinho, e até pode rolar um petisco!

Não se esqueça, também de se certificar que seu cão não fique entediado. Dê para ele um daqueles ossos grandes (natural, ou os feitos de couro de boi), que irá distraí-lo durante horas, e é isso que você busca: que ele se distraia.  Outra dica são os brinquedos feitos para cães solitários. São brinquedos que distraem o cão, normalmente usando a própria comida do cão como objetivo: o cão tem que mexer o brinquedo de determinada forma para conseguir a comida, ou petisco.

É importante falar que estas coisas levam tempo.  Não adianta comprar um osso e achar que de um dia para o outro seu cão vai se tornar tranqüilo.  A mudança é gradual, e exige tempo e determinação de sua parte.

...
Para finalizar, segue uma foto recente de Sophia para voces acompanharem o desenvolvimento dela (4 meses)!
=]

domingo, 17 de junho de 2012

1ª viagem de trabalho (Sem Sophia)


Foi uma experiência nova para nós!
Viajei a trabalho por 10 dias e pela primeira vez Sophia ficou sem a presença da sua família/matilha... do povo de casa...
Deixei tudo esquematizado.
-Escolhi um bichinho de pelucia meu pra dar pra ela, e passei 1 semana dormindo com ele em minha cama para que ele ficasse com meu cheirinho...
-Separei todos os brinquedos favoritos dela pra ela levar...
-Escolhi a casa de amigos para deixá-la (pq ela ainda ñ pode ficar em hoteizinhos por conta da vacinação incompleta)... Uma casa de gente que ama cachorro, que tivesse disponibilidade para vê-la durante várias vezes ao dia,  escolhi um lugar especial que sabia que seria bem cuidada...
E fui...
Foi uma viagem muito confusa... Um evento grande pra organizar, com artistas amigos chegando de Recife no Rio (sob meu pedido) tendo que me dividir em atenção as pessoas, responsabilidade e realização do evento... E ainda por cima a notícia tristíssima do falecimento de um amigo querido...
Nesse furacão, fiquei sem notícias de Sophia...
Tive notícias por quem chegou de Recife, mas eram notícias esperadas...
Tipo, ela nunca tinha ficado muito tempo sozinha e estava estressada... Ela tava roendo a casa toda... Enfim...
A viagem chegou ao fim e fui buscá-la direto do aeroporto!
Quando a vi, levei um baita susto! Ela estava enorme!!!!! E com algumas novidades!
Estava banguelinha! rs

Mas estava bem abatida, tadinha... Emagreceu... Fiquei com o coração partido!
Ela entrou no taxi comigo sem festa, entrou em casa apática... Acredito que só umas 2h depois percebeu onde estava e de repente fez a maior festa comigo...
Soube que não obedeceu a ninguém, que fez a maior bagunça na casa dos meus amigos... Que destruiu portais, azulejos, pisos... (Ai que mico! Já arcando com o prejuízo, jamais a deixarei outra vez na casa de ninguém!).
Durante os dias seguintes, ficava muito ansiosa quando eu precisava me ausentar... Mas está melhorando aos poucos...
Hoje é o 5º dia de volta, ela já retomou sua rotina, engordou mais, e está mais sapeca e carinhosa do que nunca!
O que eu e Sophia perdemos?
Tive que reiniciar os comandos para que ela não perturbe durante as refeições a mesa, não suba nos móveis e ela também está retomando o uso do jornalzinho (ela fez muito xixi e cocô fora dele até a gente se acertar novamente!).
Mais saudável que nunca, segue abaixo uma imagem da evolução física de nossa querida Sophia!

E assim, retomamos nossa caminhada!
Esta semana vamos para a segunda dose da vacinação e em breve ela fará seu primeiro passeio!
=]